segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SEÇÃO ARTIGOS ESTRANGEIROS - I



Boa tarde, amigos! Como parte de nosso projeto anunciado neste mês de Agosto, iniciaremos, dentre outras ações, à tradução de material estrangeiro relacionado à Parurese, eis que no Brasil carecemos de produção científico-médico, informativa e educacional à respeito.
Para iniciarmos este seção, nada melhor do       que extrairmos alguns conceitos e esclarecimentos do sítio virtual do IPA – INTERNATIONAL PARURESIS ASSOCIATION – que reúne milhares de pessoas que sofrem desta mesma fobia social, espalhadas pelo mundo todo, dividindo experiências, conhecimentos e histórias.
Salientamos que se trata de uma livre tradução. O texto, no original poderá ser acessado através do site: http://paruresis.org/about-avoidant-paruresis/ (último acesso em 31 de Agosto de 2015).

What is Bashful Bladder? ( O Que é “bexiga tímida”?)

Sempre que eu tento usar um banheiro público, tudo se congela! Não importa o quanto eu precise ir, não acontece nada se não estou em casa. Posso urinar quando estou sozinho em casa, não há problema. Mas se eu estou fora em um jogo de bola, na casa de outra pessoa, ou onde quer que seja, ou mesmo se eu estou em casa e alguém está me visitando, eu não posso fazer xixi. Este problema louco não tem feito nada além de interferir com a minha vida!
Estes são apenas alguns comentários representativos de pessoas que sofrem de síndrome da bexiga tímida (BBS), também conhecido como rins tímidos, pee-fobia, urophobia, retenção urinária psicogênica e Paruresis (o termo clínico oficial). Pessoas com BBS são muitas vezes referidos como paruretics (paruréticos*).
Em contraste com as condições fisiológicas tais como a prostatite (inflamação da próstata), que bloqueiam o fluxo de urina, BBS é um distúrbio psicológico que envolve o sistema urinário. Mais precisamente, BBS é um tipo de fobia social, ou seja, o parurético* é geralmente tímido e tem medo de ser analisado ou criticado por outros durante a execução em público, neste caso, urinar em um banheiro público. O conflito psicológico que gera essa forma particular de fobia social é expresso através do sintoma físico de ser incapaz de urinar sempre que a pessoa deseja. Um dos primeiros passos no processo de recuperação é mudar o pensamento para não mais enxergar o ato de urinar em público como uma performance com um padrão a ser seguido. É simplesmente uma função fisiológica do corpo necessária que todos precisamos fazer, e não há nenhuma reflexão (preocupação) sobre a forma como fazemos isso. Não há nenhuma exigência de que se deva ser rápido o suficiente, alto o suficiente, ou "perfeito" o suficiente.
A experiência da BBS varia um pouco de pessoa para pessoa; No entanto, certos padrões gerais são evidentes. Primeiro, BBS ocorre principalmente em banheiros públicos, mas também pode ocorrer em casas de amigos e parentes, ou mesmo em casa se os visitantes estão perto ou um membro da família está aguardando o parurético*. Normalmente, porém, ela ou ele encontra apenas em sua casa o banheiro verdadeiramente seguro, o único lugar onde o parurético* é consistentemente capaz de anular. A maioria dos casos de BBS tendem a ser de natureza progressiva, onde o medo de usar instalações públicas cresce ao longo do tempo e limita cada vez mais opções do sofredor para atividades fora de casa.
Em segundo lugar, BBS varia em intensidade de leve, na qual a pessoa pode urinar em locais públicos, em determinadas circunstâncias, a severa, em que a pessoa só pode urinar quando sozinhos em casa. Assim, o grau de BBS/hesitação varia de um atraso momentâneo no início do processo à retenção crônica e aguda. A maioria das pessoas ocasionalmente experimenta pelo menos alguma hesitação em banheiros públicos, mas este difere do BBS em matéria de grau e contexto. Uma pessoa que a cada momento e, em seguida, deve esperar um segundo extra ou dois antes de ser capaz de urinar não é um parurético*. Em vez disso, BBS é muitas vezes uma condição ao longo da vida, caracterizado pela hesitação excessiva ou uma total incapacidade de urinar. O problema também causa sofrimento sobre atividades cotidianas, como viagens, compromissos sociais, reuniões de negócios longas, e interfere de forma significativa com a capacidade do parurético* para continuar com essas atividades normais.
Terceiro, a maioria dos paruréticos* descreve um limiar de conforto pessoal necessário para urinar, seja em instalações públicas ou em casa. Em uma situação particular são descritos, também, muitos pontos negativos como o ruído, os odores, a falta de privacidade visual, e outras pessoas conversando no banheiro, fatores, estes, que fazem o BBS entrar em ação e impedem a pessoa de urinar.

* (tradução livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário