segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SEÇÃO ARTIGOS ESTRANGEIROS - II



Artigo ensinando uma técnica de “auto-terapia” para remitir os efeitos da Parurese no dia-a-dia, extraído do sítio virtual do IPA – INTERNATIONAL PARURESIS ASSOCIATION –  que reúne milhares de pessoas que sofrem desta mesma fobia social, espalhadas pelo mundo todo, dividindo experiências, conhecimentos e histórias.
Salientamos que se trata de uma livre tradução. O texto, no original poderá ser acessado através do site: http://paruresis.org/about-avoidant-paruresis/ (último acesso em 31 de Agosto de 2015).
Salientamos, também, que as informações aqui contidas são de propriedade do IPA – INTERNATIONAL PARURESIS ASSOCIATION, aqui reproduzidas à título precário, sendo certo que não representam necessariamente a opinião deste blog. Por fim, recomendamos assistência médica e psicológica antes de iniciar-se qualquer tratamento.

How Can I Cure Paruresis? ( Como eu posso me curar da Parurese?)
Procure uma avaliação médica antes de tentar tratar um problema de Parurese. Descartar outras condições médicas antes de diagnosticar Parurese. A regra geral é que, se você não tem nenhuma razão médica para a micção difícil e pode urinar sem problemas em casa quando sozinho, mas tem dificuldades na maioria, ou todas, situações sociais, então você provavelmente sofre de Parurese.
O tratamento mais vulgarmente utilizado para a “bexiga tímida” envolve que o indivíduo, gradualmente, tente urinar em locais mais e mais difíceis. Este tratamento é normalmente chamado de terapia de exposição graduada. Cada sessão de terapia de exposição envolve várias tentativas de urinar brevemente.
No entanto, a fim de utilizar a terapia de exposição desta forma, é necessária uma quantidade substancial de urina. Essa quantidade de urina pode ser obtida através do consumo de líquidos em abundância antes da sessão de treinos. Normalmente beber cerca de um litro de água uma hora antes da sessão prática é melhor. Algumas pessoas podem precisar de mais água ou mais tempo antes de sentir a forte necessidade de urinar. A maioria das pessoas com “bexiga tímida” é mais bem sucedida se a sua necessidade de urinar é alta no momento da primeira sessão de treinos. Ocasionalmente, algumas pessoas têm mais problemas quando a vontade é muito urgente. Alguns acham que é útil usar uma escala para registrar como fortemente se sente a necessidade de urinar. A escala de 0-10 pontos funciona bem iniciando com zero, indicando que não há urgência, e terminando com dez, o que equivale a extrema urgência. Ela provavelmente irá funcionar melhor para iniciar sessões de prática apenas após o seu nível de urgência ser avaliado em sete ou acima.
Sempre tenha um plano de segurança  seguro em mente, também! Por exemplo, uma minoria significativa de paruréticos encontra alívio temporário ou permanente dos sintomas de aprendizagem através do auto-cateterismo. Enquanto isso soa difícil e doloroso, realmente não é quando devidamente ensinado. Encontrar um urologista simpático que está disposto a ensinar-lhe como fazê-lo é a melhor abordagem. Para aqueles cujos sintomas são graves ou que viajam muito, isso pode ser um bom passo enquanto procuram outras formas de tratamento, como a terapia de exposição graduada. Os homens muitas vezes podem usar uma tenda como um refúgio se eles não podem usar um mictório com êxito, mas as mulheres não têm essa opção, assim, o uso do cateter é mais importante como uma estratégia de segurança para as mulheres que trabalham em exposição graduada.
Você também deve construir uma escala de hierarquia comportamental. Mais uma vez, usando uma escala de 0-10, e com essa escala, pontuar os cenários em que você tem um tempo fácil de usar o banheiro (por exemplo, sendo 0 em casa sozinho), e os cenários em que você tem um tempo difícil urinar (por exemplo, 10 usando um banheiro público em um grande evento esportivo durante meia-hora ou sétimo estiramento da vez).
Para a maioria das pessoas, as sessões iniciais de prática devem ocorrer em um banheiro privado isolado. É muito útil ter um parceiro para trabalhar consigo neste momento. Este parceiro pode ser um terapeuta comportamental treinado, alguém de um grupo IPA (Paruréticos Anônimos) apoio, um amigo, um amigo próximo ou membro da família. A prática deve começar por ter o seu parceiro do lado de fora no banheiro com a porta fechada. Normalmente, é melhor ter o seu parceiro longe da porta para que ele não possa ouvi-lo urinar. (Algumas pessoas ainda precisam ter seu parceiro fora do seu apartamento ou casa quando da primeira sessão). Uma vez que você e seu parceiro estão no lugar, você deve tentar urinar. Se você for bem sucedido, permita que a urina a flua por aproximadamente três segundos. Após concluir com sucesso o julgamento de micção, encontre-se com seu parceiro e faça uma pequena pausa de cerca de três minutos, após o que você deve tentar novamente. É melhor mirar seu fluxo de urina de modo a fazer tanto barulho quanto possível, uma vez que o som ao urinar é motivo de preocupação para muitas pessoas com síndrome da “bexiga tímida”. Também é melhor evitar o uso deliberado de ruído de fundo, como a execução de uma torneira de água; uma vez que a maior parte do tratamento de exposição provavelmente terá que ser repetido uma vez que o ruído de fundo é eliminado. Na nossa experiência, utilizando-se o ruído de fundo estende-se muitas vezes a duração do programa de tratamento.
Se você tiver problemas para iniciar a micção, espere no banheiro por dois minutos antes de desistir, e fazendo uma pausa. Se você sentir que você está prestes a urinar depois de dois minutos, espere até dois minutos mais no vaso sanitário antes de desistir. Normalmente a espera além de quatro minutos não é útil. Se for bem sucedido, faça uma pausa curta de três minutos antes de tentar novamente. Além disso, mantenha seu parceiro onde estava na sua última tentativa bem sucedida, e, em seguida, uma vez que você tenha sucesso novamente, mova-o gradualmente em direção ao ponto onde você falhou da última vez. Se houver muita dificuldade, adquira prática em urinar em banheiros que estão vazios no início e, em seguida, passe a situações em que uma pessoa está presente.
Uma vez que você seja bem sucedido em começar sua urina, faça com que o seu parceiro lentamente se aproxime de você até que você seja capaz de urinar com ele diretamente atrás de você. (Nota: as mulheres não têm de fazer este passo.) Isso pode levar várias sessões. Se você está praticando sem um parceiro, vá para um local de repouso um pouco mais cheio depois que você for bem sucedido com uma pessoa presente. Para os homens, é provavelmente melhor usar o mictório para todas as suas sessões de prática. Se isso for impossível, o seu auto-tratamento pode levar mais tempo, já que você terá que praticar pela primeira vez na cabine privativa e, em seguida, passar para o mictório. Uma vez que você é consistentemente bem sucedido com algumas pessoas presentes no local de repouso, em seguida, passe para banheiros mais lotados. Banheiros úteis para essa prática incluem aqueles em rodoviárias, escolas, aeroportos movimentados, eventos esportivos, concertos, teatros etc.
Algumas diretrizes gerais são importantes para rever aqui. É melhor para os resultados praticar muitas vezes, de preferência várias vezes por semana. Sessões mais longas são geralmente mais úteis do que sessões mais curtas. Cerca de uma hora é o melhor, com o objetivo de obter 15-20 provas práticas em cada uma dessas sessões de uma hora. Você também pode precisar de carga para manter a vontade de urinar durante a sua sessão, ou beber café ou uma bebida cafeinada mantendo o fluxo de urina necessário para sua sessão.
Se você tiver problemas com uma determinada etapa do processo de exposição, deve tentar encontrar o ponto a meio caminho entre o seu sucesso anterior e o passo que está dando-lhe dificuldade. Um dos erros mais frequentes que as pessoas cometem ao fazer a obra de exposição graduada é mover muito rapidamente a sua hierarquia comportamental. Na verdade, apenas algumas polegadas podem fazer a diferença, uma vez que os nossos limites em torno das situações de risco e de segurança são tão claramente delineados em nossas próprias mentes!

Você deve esperar que o auto-tratamento exija de 8-12 sessões antes que seja capaz de urinar livremente. Claro, esta é uma média; você poderia exigir menos ou mais. É importante saber que este tratamento tem sido útil para muitas pessoas, mas não há garantia de que ele irá ajudá-lo. Os nossos dados indicam que cerca de 80 por cento de paruréticos utilizando essas técnicas são ajudados a um grau significativo. Em ocasiões muito raras, as pessoas com “bexiga tímida”  encontram-se incapazes de iniciar a micção durante a sua sessão de treinos e, em seguida, são incapazes de urinar quando voltam para casa. Se isso acontecer com você, procure um médico. Se não tratada, esta condição pode constituir uma emergência médica, por isso deve procurar um urologista imediatamente para obter alívio. Finalmente, se o seu auto-tratamento falhar, consulte um terapeuta comportamental treinado para ajudar. Você também pode querer consultar o seu médico novamente para ter certeza de que não há nada fisicamente errado com o seu sistema urinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário